sexta-feira, 18 de março de 2011

Guerra dos Tronos

AS-CRN~1

  Particularmente, acredito ser um pouco dificil escrever uma resenha sobre a Guerra dos Tronos de George R R Martin, mas aqui vamos nós.

  Começarei contando como conheci este livro, que a esta altura ja se tornou um sucesso nos EUA e está prestes a se tornar uma série (muito boa por sinal) produzida pela  HBO.

  Num belo domingo a tarde meu pai me levou a um dos meus lugares favoritos: a livraria Cultura (acho que não preciso explicar o motivo :P) e ao  chegar lá, pedi a um funcionário que me trouxesse “Além do Planeta Silencioso” de CS Lewis – que inclusive irá render uma resenha em breve – e enquanto esperava vi num balcão  um livro grande e de capa escura entitulado “Guerra dos Tronos”, não preciso dizer que isso foi o suficiente para chamar a minha atenção, porém o encanto foi quebrado quando o funcionário retornou com o livro que eu havia pedido.

  Entretanto, ao chegar em casa em casa lembrei do livro e li seu prólogo no website da Cultura. O prológo era esquisito e bastante sombrio, mas ainda assim despertou-me a vontade ler o livro. Até que nas vésperas do meu aniversário nossa amiga Alice ligou-me para saber o que gostaria de recber de presente, só então pronunciei as palavras mágicas: Guerra dos tronos.

  Como eu disse, o prólogo é bem estranho. Ele narra um episódio no qual criaturas místicas de gelo – e como se não bastasse – assassinas matam vários vigias da muralha cujo o cenário é uma floresta escura e gelada.

  No primeiro capítulo, o leitor se depara com um garoto de sete anos, Bran Stark, presenciando a decapitação de um dos patrulheiros que sobreviveu ao ataque, porém desertou da patrulha da Muralha do Norte.

  Achou bizarro? Eu também. Mas a história se segue num ambiente que se assemelha com uma Europa durante a Idade Média, em que as estações duram anos ou mesmo décadas e no momento o lema da familia Stark “O Inverno está para chegar” está prestes a se tornar realidade.

  Martin fez um ótimo trabalho com a descrição do espaço, pois não excessivo, e o torna capaz de imaginar o cenário.

  Porém o grande trunfo da história são os personagens, o autor a cada capítulo narra o que acontece com Eddard Stark a mão do rei; Catelyn Tully Stark;  Bran, Arya e Sansa Stark;  Tyrion Lannister  o irmão anão da rainha; Jon Snow filho bastardo de Eddard; Daenerys Targaryen princesa exilada da antiga disnástia.

  A trama comneça quando o rei, Robert Baratheon, convida “Ned” Stark para ser a mão do rei, isto é o segundo homem mais importante. Ele aceita porque desconfia que Jon Arryn (a antiga mão do rei e seu cunhado) foi assassinado pela malevola rainha Cersei Lannister.

  Se você gosta de mistério e guerras num clima de tensão e intrigas leia Guerra dos Tronos.

Aqui vai o trailer da série de HBO:

 

Um comentário:

  1. Estou ansiosa pra ver a série, comecei a ler o livro e fiquei mais ansiosa ainda!
    Fiz até um post no meu blog sobre o lançamento da série...
    Gostei muito blog, já estou seguindo!

    ResponderExcluir